Notícias

sexta
30
out 2015
JPnoticias301015

Atletas aprovam calendário e raias de competição da vela nos Jogos Rio 2016




Alguns dos principais nomes da vela do mundo aprovaram o calendário de competição e escolha das raias da vela nos Jogos Olímpicos Rio 2016 no próximo ano. Segundo anúncio feito pela Federação Internacional de Vela (ISAF), as regatas serão realizadas em nascinco raias utilizadas no segundo evento-teste do esporte – três dentro da Baía de Guanabara e outras duas no Oceano Atlântico, e haverá ainda duas raias de reserva, uma a mais que na competição de agosto deste ano. A disputa da vela nos Jogos está programada para começar no dia 8 de agosto de 2016, com as provas de RS:X sendo realizadas na raia Pão de Açúcar.
“É bom ter diferentes raias, isso realmente testa a habilidade dos velejadores em condições diferentes. É um lugar onde o velejador deve ser muito flexível”, comentou Robert Scheidt, multi-medalhista Olímpico e uma das grandes esperanças do Brasil na vela, na classe Laser.
O atual campeão Olímpico da classe 470, o australiano Mat Belcher concordou com Scheidt e disse ainda que a diversidade das condições apresentadas pelas raias irá favorecer os velejadores mais completos. “É o que o Rio tem de único, e o que o Rio tem de melhor”, disse Belcher.
O calendário da competição aponta 11 dias de regatas e mais um de reserva. As primeiras disputas por medalhas acontecem em 14 de agosto, sendo duas por dia até 18 de agosto, quando o evento se encerra com as finais das classes 49er e 49erFX.

Leia mais em Rio 2016